Regras de jogo – Edição 1 de Agosto de 2001
O Conselho decidiu sobre as seguintes alterações nas regras, que entrarão em vigor a partir de 1 de Agosto de 2001 . (N.B. Demais mudanças na redação exata de algumas regras novas ou regras que não tenham sido modificadas, na sequência ou na numeração das regras e na sua apresentação geral, serão elaboradas).
1:10 – As linhas entre as duas áreas adjacentes deverão ser substituídas com cores distintas entre as áreas adjacentes do piso.A regra 1 será completada pelas “Normas para a Construção da Quadra de Jogo e Regras”. Estas normas são, por natureza, altamente técnicas. Estarão publicadas no final do Livro de Regras e não terão a condição (status) de componente das Regras de Jogo
2.7 – O período de tempo complementar (prorrogação) sempre consistirá de 2 meios tempos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto e a troca de lado (quadra). Se a partida continuar empatada depois desta primeira prorrogação, se jogará uma segunda prorrogação, depois de um descanso de 5 minutos e novo sorteio com a moeda. Este novo período de tempo complementar também será composto de 2 meios tempos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto e a troca de lado (quadra).
3.2 – The ball sizes, i.e, circumference and weight, to be used by different categories of teams are as follows: · 58 –
3.3 – Para cada jogo deverá ter, pelo menos, duas bolas disponíveis dentro dos padrões determinados nas regras. A bola ou as bolas reservas deverão estar disponíveis pra uso imediato, na mesa do cronometrista durante o jogo.
3.4 – Os árbitros decidirão quando utilizar as bolas reservas. Neste caso, os árbitros deverão colocar a bola em jogo imediatamente, a fim de diminuir ao mínimo as interrupções e evitar suspensões temporárias (Time Outs).
4.4 – Durante uma suspensão temporária (Time Out) os árbitros poderão decidir por permitir que dois oficiais de equipe ingressem na quadra para prestar atendimento a um jogador lesionado de sua equipe. Esta permissão será indicada através do Sinal Manual nº 18. (Explicação: em outras palavras, já não será mais permitido que todos os jogadores e dirigentes, de ambas equipes, entrem e permaneçam na quadra de jogo).
4.7 – Se um jogador estiver sangrando ou tiver sangue em seu corpo ou no seu uniforme, ele deverá deixar a quadra imediata e voluntariamente pela área de substituição, com o objetivo de deter o sangramento, cuidar da ferida (machucado) e limpar o sangue. O jogador não poderá retornar a quadra se não tiver, anteriormente, realizado as normas solicitadas. Um jogador que não obedecer as instruções do árbitro no que foi pedido neste sentido será considerado culpado por conduta antidesportiva.
5.7 – Retirar (Explicação: sempre se ordenará um tiro de lateral quando um jogador lançar a bola para fora pela linha de fundo de sua própria equipe.
6.7c – Se um jogador lança a bola para dentro da sua própria área de gol, e ela sai pela linha de fundo: tiro de lateral (ao invés de tiro livre);
7.9 – Retirar (Explicação: sempre se ordenará um tiro de lateral quando um jogador lançar a bola para fora pela linha lateral;
5.11 – Levar a bola para dentro da sua área de gol, estando esta fora da mesma, parada ou rolando no solo (13.1);
5.12 – Retornar da área de jogo para a área de gol, estando de posse da bola (13.1); 6.7b – Se um jogador lança a bola intencionalmente para dentro da própria área de gol e o goleiro a toca.....tiro livre (13.1). (Explicação: em todos esses casos a punição será mudada de tiro de
6.5 – O goleiro deverá devolver a bola ao campo de jogo através de um tiro de meta, (12.1) quando o goleiro tiver a bola sob seu controle dentro da área de gol;
12.1 – Um tiro de meta será concedido: quando o goleiro tem o controle da bola dentro da sua área de gol (6.5), ou quando a bola cruzar a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou um jogador da equipe adversária;
9.1 – Será concedido um gol para o adversário, se um jogador lançar a bola dentro de seu próprio gol, exceto no caso do goleiro se encontrar executando um tiro de meta (12.2, parágrafo 2);
12.3 – Retirar ; 8.x – A agressão é definida como um ataque vigoroso e deliberado contra o corpo de outra pessoa (jogador, árbitros, secretário/cronometrista, dirigente de equipe, delegado ou espectador). Em outras palavras, não se trata somente de uma ação reflexa ou o resultado de métodos descuidados ou de defesas excessivas;
10.3 – O Tiro de Saída é executado no centro da quadra de jogo, em qualquer direção (com uma tolerância para qualquer lado de, aproximadamente,
14.1 – Um tiro de
15 – Retirar ( Explicação: se eliminar completamente o tiro de árbitro; as situações relevantes serão cobertas nos anexos correspondentes a regra 13 como se segue ).
13.7 – Quando se interrompe o jogo devido a bola ter tocado o teto ou algum elemento fixo sobre a quadra, o jogo se reinicia com um tiro livre a favor da equipe que não tocou a bola por último. O tiro livre será executado, depois do sinal de apito do árbitro, a princípio, no lugar abaixo do ponto em que a bola tocou o teto ou o elemento fixo.
17.XI – A primeira situação de conduta anti-desportiva por parte de um dirigente de equipe deverá ser penalizada com uma advertência. A segunda situação de conduta anti-desportiva será penalizada com uma exclusão de 2 minutos não importando se estiver envolvido o mesmo oficial que, anteriormente, recebeu a advertência. O dirigente que recebeu a exclusão de 2 minutos deverá permanecer na área de substituição, mas o efetivo da equipe na quadra ficará reduzido por um jogador a menos durante dois minutos.
17.X2 – Qualquer outra situação posterior de conduta anti-desportiva por parte de um dirigente da mesma equipe conduzirá à desqualificação, causando também uma redução, no campo de jogo, de um jogador por 2 minutos;
17.Y – As condutas anti-desportivas, por parte dos jogadores na área de substituição, serão penalizadas segundo as regras e princípios normais para a punição progressiva de jogadores. A exclusão de 2 minutos ou a desqualificação de um jogador na área de substituição conduz a uma redução do efetivo de uma equipe na quadra de jogo por 2 minutos.
17.Z – Se um jogador que já tenha recebido uma exclusão de 2 minutos por uma infração na quadra de jogo é considerado culpado de conduta anti-desportiva, quer seja enquanto deixa a quadra de jogo ou na área de substituição, antes do jogo ter recomeçado, ele deverá receber + 2 minutos (2 minutos adicionais de exclusão). Se a exclusão de 2 minutos iniciais for a segunda exclusão do jogador, a exclusão adicional levará à desqualificação. Se, contudo, a exclusão inicial for a 3ª exclusão do jogador, ela conduzirá automaticamente para a desqualificação, e a equipe será “penalizada” com uma exclusão adicional (que não será anotada para nenhum jogador em particular). Sobre todas essas 3 situações, a “exclusão adicional” deverá ser aplicada de forma simultânea com a exclusão inicial e a equipe deverá ser novamente reduzida a menos um jogador na quadra de jogo durante 2 minutos.
18.9 – Se ambos os árbitros apitam a mesma infração ou se a bola saiu do campo de jogo, e os dois árbitros mostraram opiniões diferentes sobre qual equipe deveria ter a posse da mesma, então, após breve conversa uma decisão em conjunto deverá ser aplicada. Se eles não chegarem juntos a uma decisão, então a opinião do árbitro central prevalecerá. Um Time-Out é obrigatório. Após a conversa entre os árbitros, o jogo é reiniciado após claro sinal manual e o sinal do apito dos árbitros. 18:15 – O uniforme preto é reservado principalmente para os árbitros. (A palavra “reservado” é mudada em face ao surgimento de diferentes cores dos uniformes dos árbitros).
19.1 – Em princípio, o cronometrista tem a principal responsabilidade com o tempo de jogo e o tempo de exclusão dos jogadores excluídos. Simultaneamente, o secretário tem a principal responsabilidade com a relação nominal dos jogadores, súmula de jogo, entrada de jogadores que chegam após o jogo ter começado, e a entrada de jogadores que não estão autorizados a participar. Outras funções, como o controle do número de jogadores e de oficiais de equipe na área de substituição, e a saída e entrada de jogadores substituídos, são considerados, como responsabilidades conjuntas. (Explicação: não existem mudanças básicas aqui, simplesmente se trata de uma forma de eliminação de uma série de detalhes da regra 19: 1-2 que não são apropriados para o texto da regra).
19.2 – Retirar;
Esclarecimento nº 1 (Time – Out) Um time out é obrigatório quando: · é dada uma exclusão de 2 minutos, uma desqualificação ou uma expulsão; · é marcado um tiro de
Esclarecimento nº 2 ( tempo técnico – team time – out ): O tempo técnico de uma equipe deverá ser solicitado por um oficial da equipe colocando o “cartão verde” sobre a mesa a frente do secretário/cronometrista. ( O “cartão verde” será obrigatório de agora em diante ) Uma equipe poderá solicitar seu tempo técnico somente quando estiver de posse da bola ( em jogo ou fora de jogo ). Neste caso para que a equipe não perca a posse de bola antes que o cronometrista tenha tempo de soar o apito, ( neste caso específico o cartão verde será devolvido a equipe ) será dado, de imediato, o tempo técnico para a equipe. ( Isto substitui a redação atual concernente a possibilidade de tempo técnico da equipe ser somente após o gol e no tiro de meta ). Depois de 50 segundos o cronometrista emitirá um sinal sonoro indicando que o jogo deverá recomeçar em 10 segundos. As equipes são obrigadas a estarem preparadas para retornar ao jogo assim que terminar o tempo técnico. O jogo reiniciará com o tiro correspondente a situação que existia quando o tempo técnico foi concedido ou, se a bola estivesse em jogo, com um tiro livre para a equipe que solicitou o tempo técnico, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.
Regulamento especial para eventos administrados diretamente pela IHF e as Federações Continentais. Regra 1 – Para estes eventos deverá estar regulamentado que os “bancos” das equipes deverão estar colocados a uma distância de 3,5m da linha central. Também seria conveniente regulamentar que a mesa do secretário/cronometrista (e outros Delegados) seja colocada em uma plataforma (tablado) de tal forma que se assegure uma visão total sem obstruções. Regra 4.2 – Para estes eventos se regulamentará que os oficiais de cada uma das equipes usarão uma identificação explícita e claramente visível (uma tarja/crachá com as letras A, B, C e D), de modo que coincida com a ordem em que estiverem inscritos na súmula de jogo.