Ultimate de Frisbee em 9 Regras Simples
- O campo — O campo do Ultimate de praia tem 75 m. de comprimento e 25 m. de largura. As zonas de marcação de cada lado tem 15 m. de largura.
- Início do jogo — Uma moeda (ou Frisbee) determina qual a equipa a começar no ataque e qual a equipa a começar na defesa. Ambas as equipas alinhadas (5 de cada lado) estão na parte dianteira das suas linhas da zona de marcação. A defesa lança o disco (o Frisbee) para a equipa ofensiva e o jogo começa.
- Movimento do disco e dos jogadores — O disco pode avançar passado de um jogador para outro em qualquer direcção. Os jogadores não podem correr com o disco na mão.
- Posse — O jogador que tem o disco na mão tem 10 segundos para lançar o disco para um colega de equipa. A defesa que defende o atirador conta o tempo: “stall one, stall two, stall three…”.
- Mudança de campo — O disco passa para a outra equipa sempre que:
- o disco toque no chão (também quando for atirado ao chão por um jogador adversário)
- o disco for apanhado fora do campo
- o disco for interceptado por um jogador adversário
- Pontuação — Marca-se um ponto quando um jogador lança o disco para um colega de equipa e este apanha o disco dentro dos limites da zona de marcação de ataque. Inicia-se o jogo após cada pontuação.
- Continuação do jogo — Depois do ponto, o jogo continua com ambas as equipas alinhadas na parte dianteira das suas linhas de “endzone” e a equipa que marcou o ponto, lança o disco para a outra equipa.
- Proibido contactos físicos — O Ultimate Frisbee é um desporto de não-contacto. Marca-se falta quando há contacto.
- Não há árbitros — Todos as faltas são arbitradas pelos próprios jogadores implicados.