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sexta-feira, 4 de março de 2011

BULLYING


Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência  física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal. Os "bullies" sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, valentões e verdugos.
           Portanto, cuidado com as palavras e com as atidudes, as vezes uma brincadeira de mau gosto, um apelido depreciativo, pode fazer um estrago violento na vida de uma pessoa, trazendo traumas, medos e problemas psicológicos.
           E você que pratica o bullying, está na hora de procurar tratamento médico, pois a psicologia explica que quem tenta de alguma maneira diminuir alguém, é pelo fato de se sentir inferior.

terça-feira, 1 de março de 2011

Queimada xadrez

Quem foi que disse que jovens não gostam de brincar? Gostam sim. Principalmente quando é uma brincadeira organizada e tem intenção educativa.
Hoje ensinei para os meus alunos de ensino médio a queimada xadrez, e por incrível que pareça 90% dos alunos gostaram muito.
O jogo consiste em uma queimada onde a intenção de uma equipe e dominar o território da outra, e para isso utlizam de sua arma (bola de borracha), para tentar ganhar da equipe adversária.
Cada jogador recebe um cartão correspondente a uma peça do xadrez e que tem um significado e um valor para o jogo.
EXEMPLO: Peão- é o menos valioso, apos ser queimado ele desce pro cruza e a equipe adversaria ganha 5 pontos sua função e defender o rei e rainha.
Torre- é uma peça importante por poder andar pelas laterais da quadra, e quando queimado vale 22 pontos.
Traidor- não faz porte do jogo de xadrez mais foi criado para dar um tom de brincadeirano jogo- quando queimada ele trai seu time dizendo quem é cada um.
Bispo-Também é uma peça importante, uma vez que é queimado ele pode proteger um companheiro levando-o para o cruza onde este não podera ser mais queimado.
Bruxo- jogador também criado com finalidade de deixar o jogo mais divertido, quando queimado o jogador que o queimou também esta automaticamente queimado.
Cavalo- Também é uma peça de resgate. Quando queimado ele pode resgatar um companheiro se conseguir atravessar todo o campo adversário com o colega de cavalinho.
Rainha- Peça de pontuação alta, 30 pontos.
Rei- peça mais valiosa, se for queimada acaba o jogo

Para não ficar cansativo pode ser jogado por tempo, findo os minutos combinados faz-se a soma de pontos para ter a equipe vencedora. MUITO LEGAL.........................................

Novas regras de Futsal

Futsal: novas regras devem valer em 2011

As regras oficiais do futsal foram revisadas, causando mudanças importantes na maneira como o esporte será praticado a partir de agora. As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).

Pelas alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia.

Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.

Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.

Isso é fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o "quinto jogador" (ou seja, o goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Resumo sobre basquete

REGRAS DO BASQUETEBOL

Noções básicas

O Jogo

          
           O objetivo central do basquetebol é fazer cesta no time adversário, ou seja, fazer com que a bola passe por dentro do cesto adversário. Você pode fazê-lo de várias maneiras como arremessando a bola (jogando a bola com as mãos), enterrando (forçando a passagem da bola, com as mãos, pelo cesto) ou tapeando (dar um tapa na bola fazendo-a cair no cesto). Mas sempre lembrando que deve-se respeitar as regras. O jogo começa no circulo central quando, o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto entre as equipes. O jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10 minutos cada. O cronômetro desse tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver morta). O árbitro deve sinalizar a mesa a parada do cronômetro. A equipe só pode começar um jogo se os padrões do mesmo forem cumpridos. São eles:
1. Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar.
2. Deve ter um técnico, e se o time preferir um assistente de técnico.
3. Deve também possuir um capitão do time.
4. Deve ter um uniforme com uma cor predominante e uma segunda cor.

As Faltas (Contato Físico)

          

           No basquetebol, todo e qualquer contato físico que influencie na jogada, sendo de ataque ou defesa, é falta. Geralmente da defesa, mas também há de ataque.Toda a vez que o defensor toca no atacante é falta, mas a falta é dada apenas se o toque for relevante em relação ao jogo ou se for agressiva. Para um marcador não fazer falta ele deve ficar com uma certa distância do atacante para prever sua jogada e deve também manter seus braços ou erguidos ou abaixados. BRAÇOS PARA OS LADOS É FALTA! Ou seja, se estou atacando e correndo em linha reta e bato no braço (que no caso está para o lado) de um defensor, isso é falta a meu favor.Um jogador também não pode empurrar, abraçar, cotovelar, segurar ou soquear o atacante, sendo que estes também não podem ser feitos para o defensor.Para todos estes tipos de faltas existe uma penalidade. Em caso de uma falta convencional, ou seja, um simples contato físico durante o jogo; o arbitro sinaliza a falta, o cronômetro é interrompido e é dada uma reposição de bola de fora da quadra. Simplificando: É dado um lateral ao time que sofreu a falta. Mas isso é apenas durante o jogo normal, durante uma troca de passes, infiltração ou um movimento qualquer. Agora, se a falta ocorrer durante um ato de arremesso, ai então é dada uma bonificação: Lances Livres. Se o jogador tomar a falta durante o ato de arremesso e converter a cesta (a bola precisa ter saído das mãos do jogador antes do apito soar), então valem os pontos e é dado um (1) lance livre de bonificação; Se tomar à falta, mas não converter a cesta, aí é dado dois (2) lances livres; e se o arremesso for para três pontos e não convertidos, é dado aí três (3) lances livres. Mas nem todas as faltas são feitas pela defesa. As falta também podem ser de ataque - como dito antes. O jogador em posição ofensiva não pode forçar sua passagem (provavelmente em direção a cesta) sobre o corpo do adversário. Por exemplo, eu estou lhe marcando e você tenta passar reto por cima de mim usa a força do corpo. Isso é uma falta de ataque, e quando ocorre é dada uma reposição de bola pela lateral para o time adversário. No caso de faltas antidesportivas, ou seja, aquelas faltas mais graves, que vão contra o espírito esportivo do jogo como por exemplo, dar um soco no adversário, jogar a bola de propósito com força sobre um jogador, pegar a bola e chutá-la com força, a penalidade é diferente: É dado dois lances livres mais um lateral de ataque para o time que sofreu a falta. Após 5 faltas pessoais, o jogador que as cometeu deverá ser substituído e não poderá voltar a jogar naquele jogo. Após 4 faltas coletivas (em cada período) todas as seguintes serão convertidas em dois lances livres.

Regras de Drible

          
           Essa é uma regra um pouco complicada. A caminhada. A regra diz que você pode dar 2 tempos de passos, mas há algumas regras para esta regra. Em primeiro lugar, antes de picar a bola, ou seja, quando você recebe um passe de bola, não se pode dar nenhum passo. Deve-se picar, passar ou arremessar a bola. Digamos que depois de picar você pare a bola com as mãos, agora você não pode mais picar. Você está com os dois pés no chão; pode estabelecer-se um pé de apoio, ou seja, se você fixar um dos dois pés você poderá mover livremente o outro. Digamos agora que você fixa o outro pé e tira do chão o antigo apoio, VOCÊ JA USOU DOIS PÉS PARA APOIO, e se você encostar o outro no chão terá usado três apoios, o que não é permitido! Isso é caminhar. Se o arbitro apitar a caminhada, será dada uma reposição de fora da quadra (lateral) para o oponente. Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: picar a bola pegá-la com as mãos e picá-la novamente; Não pode picar a bola com ambas as mão juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Regras de Tempo em Quadra

Falando sobre tempo, você não pode:

1. No 1º, 2º e 3º período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos de 1 min.
2. Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos.
3. Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou sem posse de bola.
4. Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa.
5. Após os 8 segundos mencionados acima, você tem 24 segundos para arremessar a bola (zona de ataque).
6. Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.

REGRAS 1

          
Duas equipes, com cinco pessoas cada disputam a posse da bola para fazer pontos na cesta do adversário. A equipe tem de impedir que o grupo oponente faça pontos. O time vencedor é o que fizer o maior número de pontos ao final do tempo de jogo. Nos Jogos Olímpicos, cada partida dura no 40 minutos e é dividida em dois tempos de 20 min, com intervalo de cinco minutos entre ambos. Em outros torneios, a partida é dividida em quatro tempos com 10 minutos cada. Os técnicos podem pedir tempo (de 1 minuto) uma vez em cada período, com exceção do último quando pode pedir duas vezes. Cada time tem ainda 24 segundos para arremessar a bola. Se estourar o tempo, a bola passa automaticamente para o time oponente. A cada 4 faltas, o time ganha uma falta coletiva.


REGRAS 2

           O jogador deve locomover-se batendo a bola no chão. Dar três passos sem batê-la ou segurá-la por mais de 5 segundos é considerado falta, assim como tocar a bola com a perna ou impedir o movimento do adversário. No basquete há limite de faltas por equipe e por jogador. A partir da sétima falta acumulada por uma equipe, o adversário tem direito a um arremesso livre a cada nova infração. Se acertar, a cesta vale 1 ponto e o jogador pode arremessar novamente. Se errar, a bola volta ao jogo. Quando um jogador faz cinco faltas, é desclassificado, mas pode ser substituído.

REGRAS 3

            A quadra de basquete tem 26 metros de comprimento por 14 metros de largura. As cestas ficam fixadas em estruturas a 3,05 metros do chão nas extremidades da quadra. Quando a bola cai na cesta do campo adversário, o time ganha 2 pontos. Se o arremesso for feito antes da linha situada a 6,2 metros da cesta, ganha 3.

 

Sejam bem vindos

É comum encontrarmos alunos que confundem a disciplina Educação Física com o esporte futsal, ou melhor, com a pelada. Também torna-se comum os professores que não resistem a pressão exercida pelos alunos e acabam  sucumbindo-se a este "esporte". Com o intuito de esclarecer quais são as obrigações e deveres dos alunos e tambem dos professores da aréa, este blog nos auxiliará através de experiências práticas e estudos, a verdadeira identidade desta disciplina e o seu imenso alcance em nossas vidas.