Powered By Blogger

terça-feira, 1 de março de 2011

Queimada xadrez

Quem foi que disse que jovens não gostam de brincar? Gostam sim. Principalmente quando é uma brincadeira organizada e tem intenção educativa.
Hoje ensinei para os meus alunos de ensino médio a queimada xadrez, e por incrível que pareça 90% dos alunos gostaram muito.
O jogo consiste em uma queimada onde a intenção de uma equipe e dominar o território da outra, e para isso utlizam de sua arma (bola de borracha), para tentar ganhar da equipe adversária.
Cada jogador recebe um cartão correspondente a uma peça do xadrez e que tem um significado e um valor para o jogo.
EXEMPLO: Peão- é o menos valioso, apos ser queimado ele desce pro cruza e a equipe adversaria ganha 5 pontos sua função e defender o rei e rainha.
Torre- é uma peça importante por poder andar pelas laterais da quadra, e quando queimado vale 22 pontos.
Traidor- não faz porte do jogo de xadrez mais foi criado para dar um tom de brincadeirano jogo- quando queimada ele trai seu time dizendo quem é cada um.
Bispo-Também é uma peça importante, uma vez que é queimado ele pode proteger um companheiro levando-o para o cruza onde este não podera ser mais queimado.
Bruxo- jogador também criado com finalidade de deixar o jogo mais divertido, quando queimado o jogador que o queimou também esta automaticamente queimado.
Cavalo- Também é uma peça de resgate. Quando queimado ele pode resgatar um companheiro se conseguir atravessar todo o campo adversário com o colega de cavalinho.
Rainha- Peça de pontuação alta, 30 pontos.
Rei- peça mais valiosa, se for queimada acaba o jogo

Para não ficar cansativo pode ser jogado por tempo, findo os minutos combinados faz-se a soma de pontos para ter a equipe vencedora. MUITO LEGAL.........................................

40 comentários:

  1. Eu não jogueii :( [não posso...aff']

    mas achei mto legall!!!

    2°Aristóteles

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei e achei legaal !!


    2º Aristóteles

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o jogo de hoje Queimada Xadrez, pena que não pude jogar por causa do meu pé, mas espero que faça ela novamente quando eu estive melhor para que eu possa jogar também..

    2ºAR

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito de jogar foi muito legal eu gostaria jogar outra vez!

    1ºpitágora

    ResponderExcluir
  5. O mais bacana que a turma toda participa !

    Obs: falto a princesa nos exemplos :D






    Nika, B.H

    ResponderExcluir
  6. È muito legal mesmo. Joguei na posição da torre, jogamos duas partidas,a 1º meu time ganhou,e a 2º nós perdemos, porque o rei foi queimado. Espero jogar mais na próxima aula.

    1º Ano Pitágoras

    ResponderExcluir
  7. não pude participar da queimada xadrez mas fiquei na arquibancada doida para jogar...é um jogo muito legal gostaria que fisesse outra vez para q eu possa participar!!!


    1°BH

    ResponderExcluir
  8. Nossa q bricadeira orriveel aff ne ?!
    mas ta d boaa ...

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da queimada xadrez, é um jogo em que temos que criar estratégias para vencer e também para se divertir.
    Max

    ResponderExcluir
  10. Renata 2.aristóteles...
    adorei este jogo ...
    espero jogar ++ vezes!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu joguei e achei muito legal. Eu gostaria de jogar de novo.


    1º Pitágoras

    ResponderExcluir
  12. Eu joguei e achei muito interessante o jogo queria que tivesse este jogo mais vezes.


    1º Pitágoras

    ResponderExcluir
  13. Ranieri Kesley ...

    Jogei queimada xadrez na educação física passada.Gostei !

    Pena que na última rodada eu era o Rei, ai eu fiquei la vijando e fui queimado ..

    Afs :/ Trágico ! haushaushaushu ...



    T+ Galera ...

    2* AC

    ResponderExcluir
  14. Rafael Almeida

    Joguei Queimada xadrez Muito bom .
    GOSTEI DE MAIS 'queimei o rei kkk' e dei uma bolada nas costa do jeferson kkkk





    2º Aristóteles

    ResponderExcluir
  15. eu acheii muiito legaal ah brincadeiraa =)


    Andresaa
    2 ano AC

    ResponderExcluir
  16. muito doido fui rei ! primei keda matei o outro rei na segunda meu time perdeu mais ta de boa jogo tava bomm !!

    1º Ano Pitágoras

    falou ai galeraa

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da Queimada xadrez achei criativa interesante
    Gostaria de jogar mais vezes


    Jean Carlos 1º BH

    ResponderExcluir
  18. achei muito legal a Queimada xadrez!!!


    CARINA 1°BH

    ResponderExcluir
  19. achei legal a bricadeira pois e diferente e bem criativa pois envolveldo xadrez...

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da queimada xadres queria que tivesse mais vezes.
    Filipe Carvalho 1ºBH.

    ResponderExcluir
  21. ah eu amei jogar queimada xadres,eu também queria que tivesse mais vezes :D
    Daiane Cristina - 2º Aristóteles

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da queimada xadres.
    é um jogo legal onde faz com q a gente pense um pouco i tals.
    Mas achei q as meninas tinham uma certa desvantagens em relação aos meninos, pois elas nao tem tanta força, rapidez e agilidade quanto os meninos, mas isso compensa em inteligencia.
    As aulas de educação fisica estao melhorando muito, todos estao participando, pois nao está mais aquela coisa chata do tipo: Hoje é futebol e amanha basquete.
    Estão melhorando muito.

    João Victtor Anselmo de Miranda 2º Aristósteles

    ResponderExcluir
  23. achei muito divertido a queimada xadrez!!


    NATHÁLIA 1°BH

    ResponderExcluir
  24. axei muito legal e todos podem participar 1pitagoras micaele sgs

    ResponderExcluir
  25. GOSTEI MUITO DA QUEIMADA XADREZ!!!!!!!!


    DAIANE 1ºBH

    ResponderExcluir
  26. achei muito legal o jogo queria saber mais sobre ele
    carlos eduardo
    1°ano pitágoras

    ResponderExcluir
  27. BAcana .....criativa....
    Muito bom...

    Abração
    Kaique 1° Pitagoras...

    ResponderExcluir
  28. GOSTEI MUITO DA QUEIMADA XADREZ!!!!!!!!


    DAIANE 1°BH

    ResponderExcluir
  29. Nossaaaa d++++ esta queimadaaa xadrez....pena q eu ñ estava tão animada..........
    (regiane rosa 2° AT)

    ResponderExcluir
  30. Muitoooo bom adoreiiiii.......
    (Paola 2° AT)

    ResponderExcluir
  31. gostei muito de ter jogado queimada xadrez :D
    ass: Tamyres Lara 1 B.H

    ResponderExcluir
  32. essa queimada e mesmo boa eu gosto bastante de jogar ela mais prefiro o futebol kkkkkk
    felipe parabéns pelo blog ta lindoo !!!

    ResponderExcluir
  33. aaa bacana essa queimada !!!
    vamu jogar ela semana que veim quem sabi kkk
    ana caroline 2º AT kkk

    ResponderExcluir
  34. PASSEI POR AQ
    RAFAEL 2º AT

    ResponderExcluir
  35. muito legal


    CARINA 1°BH

    ResponderExcluir
  36. Paassei por aq !
    Rafael 2º AT


    É NOIS..

    ResponderExcluir