Powered By Blogger

domingo, 18 de novembro de 2012

A importância da atividade física personalizada para a terceira idade




O avanço da tecnologia e da medicina tem proporcionado um melhor estilo de vida para o brasileiro, que pode ser aferido pelo aumento da perspectiva de vida.
Alguns dados do IBGE (2010) apontam para uma população cada vez maior de pessoas em idade avançada, que são em parte de responsabilidade da vontade do homen de viver mais. O avanço especialmente da medicina tem proporcionado uma maior expectativa de vida. Porém com o passar dos anos, nosso organismo sofre transformações que reduzem nossa capacidade de trabalho.
A função fisiológica normal é o resultado de interações complexas de múltiplos mecanismos de controle, que permitem ao organismo atender às necessidades das demandas diárias. O envelhecimento caracteriza-se pela deterioração progressiva desses mecanismos, com prejuízo da função dos órgãos e sistemas orgânicos. Este processo inicia-se por volta da terceira década de vida. É insidioso e linear e varia na sua forma e intensidade em cada indivíduo. Isto resulta em modificações estruturais, declínio funcional e numa menor adaptação às alterações do meio ambiente interno e às variações ambientais externas. É importante ressaltar que o envelhecimento deve ser considerado um processo inato e não patológico, com mudanças orgânicas, psíquicas e sociais.
É possível apontar alterações que acontecem durante o processo de envelhecimento em vários níveis, essas mudanças acontecem nas seguintes funções: Antropométricas, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural e outros como diminuição da agilidade, diminuição da coordenação , diminuição do equilíbrio, diminuição da flexibilidade, diminuição da mobilidade articular, aumento na rigidez de cartilagem, tendões e ligamentos.
Já é de conhecimento da comunidade científica de que pessoas ativas estão menos propensas a desenvolver certas doenças crônicas, devido à melhora na saúde física e mental. Como relação causa e efeito entre atividade física e a menor incidência de algumas doenças, destacam-se a doença coronariana, a hipertensão arterial, diabetes do tipo 2, obesidade, osteoporose, neoplasias do cólon, ansiedade e depressão. Os benefícios parecem ser comuns a qualquer tipo de atividade física, entendida com contração muscular, geralmente levando ao movimento e sempre com gasto calórico, ou seja desde modalidades esportivas de lazer até programas de treinamento. Alguns efeitos salutares da atividade física:
§         O aumento do HDL-colesterol (colesterol bom);
§         A redução dos triglicerídeos;
§         Redução da pressão arterial e da tendência a arritmias, pela diminuição da sensibilidade à adrenalina;
§         Redução da agregação plaquetaria e estímulos a fibrionólise;
§         Aumento da sensibilidade das células à insulina (diminuindo o risco de diabetes tipo II);
§         Estímulo ao metabolismo dos carboidratos; estímulo hormonal e imunológico;
§         Redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico;
§         Tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento da massa muscular.
A atividade física individualizada, através do serviço do Personal Trainer, é uma das possibilidades de inserção a um programa de exercícios físicos orientados.

Alongamento, pra que!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Existe uma discussão cientifica sobre a real importância do alongamento, antes ou após a realização de exercícios físicos. Alguns autores defendem o alongamento, como parte fundamental componente de um programa de exercícios, seja como forma de pré-aquecimento ou como forma de manutenção da amplitude articular; outra linha afirma que esta prática pouco ou nada ajuda, participando apenas como forma de preparação psicológica para a atividade a ser realizada.
Como professor com experiência de dez anos de prescrição de atividades físicas com objetivos diversos como, lazer, estética ou rendimento; respaldo por alguns autores e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que orienta que a amplitude articular       ( flexibilidade/alongamento ) é um dos componentes indicadores de saúde. Acredito e vivencio, junto aos meus alunos, todos os dias a importância do alongar-se, e fico feliz quando escuto destes, que se sentem melhores, que dormem melhor e que tem mais mobilidade parar as atividades da vida diária.
Podemos citar alguns benefícios do alongamento antes e pós exercício:
Antes:
·        Aquecimento muscular, diminuindo a possibilidade de câimbras e lesões musculares.
·        Aquecimento articular, diminuindo a viscosidade do liquido responsável pela lubrificação das articulações, facilitando o movimento.
·        Aquecimento psicológico, diminuindo a tensão no período que antecede o exercício.

Após:
·        Remoção de toxinas acumuladas na musculatura durante a atividade.
·        Preservação da amplitude articular.
·        Diminuição dos batimentos cardíacos,volta a calma.


Baseado nessas informações e por ser o encurtamento muscular, um dos primeiros sintomas do envelhecimento (vide a marcha de um idoso), fica claro o porquê de esticar-se...