Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de março de 2011

BULLYING


Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência  física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal. Os "bullies" sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, valentões e verdugos.
           Portanto, cuidado com as palavras e com as atidudes, as vezes uma brincadeira de mau gosto, um apelido depreciativo, pode fazer um estrago violento na vida de uma pessoa, trazendo traumas, medos e problemas psicológicos.
           E você que pratica o bullying, está na hora de procurar tratamento médico, pois a psicologia explica que quem tenta de alguma maneira diminuir alguém, é pelo fato de se sentir inferior.

5 comentários:

  1. Acho o Bulling um assunto muito dificil de discutir, por que, muita gente fala fala fala q isso tem q acabar, mas acaba cometendo bulling com um pessoa.
    E eu pude realmente comprovar isso hj na escola. Aff

    João Victtor Anselmo de Miranda 2º Aristósteles

    ResponderExcluir
  2. O assunto é bem legal de discutir
    sabemos algumas coisas tão importante
    mas ñ sabemos o suficiente . Podemos falar mais isso na escola
    Denize Fernanda primeiro Pitagoras

    ResponderExcluir
  3. Acho este assunto muito interessante e q
    deveria ser mais falado principalmente entre nos alunos...........d++++
    (regiane rosa 2° AT)

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião as pessoas que fazem isso são pessoas fracas que tentam por algum jeito aparecer!
    aquela pessoa que bate insulta muitas das vezes fazem isso com pessoas que são mais inteligentes ou mais bonitas que ela (a pessoa não tem "moral" nenhuma e faz isso para poder falar que é mais que a outra!)
    na escola deveria ter mais palestras o assunto deveria ser mais discutido, porque naquela escola ali esta precisando!

    Lívia 2º AC

    ResponderExcluir
  5. wenderson(2°AT)
    Muitooo bom, acho este assunto muito interessante e que deveria ser mais discutido entre nos alunos ....

    ResponderExcluir